CAMINHE PELO LADO ENSOLARADO DA RUA


No Brasil, o Verão 2015 teve início às 21h03min (horário de verão em Brasília) do dia 21 de dezembro de 2014, e terá fim somente no dia 20 de março de 2015.

Esta é a melhor Estação do Ano para aproveitar os dias ao ar livre, principalmente sob o Sol, que possui extrema importância em nossa vida, para nossa saúde física e até mental, pois proporciona sensação de bem-estar, prazer e alegria. E quem não gosta de aproveitar aquele "solzinho", fazer um passeio, curtir uma praia e pegar um bronzeado?


O começo do verão é marcado pelo evento astronômico denominado Solstício de Verão, ou seja, é o período em que o Hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, fazendo com que os dias sejam mais longos e, por isso, mais proveitosos.

Assim é o Solstício visto do Espaço:



Mas não basta ser o principal corpo do nosso Sistema Solar, responsável pelo suprimento de energia primária do nosso Planeta. O Sol age em nossa saúde de formas mais singelas, mas, ainda assim, com extrema importância.


A VITAMINA DO SOL


É indiscutível que todo mundo gosta de um pouco de Sol, mas a exposição solar é, em verdade, uma necessidade - basta pensar no "sol de bebê" a que nossas mães nos expunham. É através da exposição solar que nosso organismo metaboliza a Vitamina D, substância (hormônio esteroide lipossolúvel) essencial para o corpo humano. E manter um nível decente de Vitamina D tem sido considerado como parte de um estilo de vida saudável.

A deficiência de Vitamina D tem sido associada a uma variedade de doenças, incluindo o raquitismo, doenças cardíacas, câncer, depressão e agora a Esclerose Múltipla. É claro que passar um fim de semana na praia uma vez por ano não vai afetar suas chances de desenvolver (ou não) Esclerose Múltpla, mas pesquisas indicam uma possível ligação entre a falta de Vitamina D na infância e a maior probabilidade de desenvolver a doença.

Isto porque a Vitamina D desepenha um papel importante no desenvolvimento dos ossos e, conforme sugerem as pesquisas, é também essencial para os sistemas imunológicos e neuromusculares.


Baixos níveis de Vitamina D foram, de fato, ligados a um maior número de surtos e ao aumento de incapacidade em pessoas com Esclerose Múltipla. Estes estudos oferecem um vislumbre sobre o papel que o Sol pode desempenhar para ajudar o corpo a lidar com doenças graves.


CAMINHE PELO LADO ENSOLARADO DA RUA


Apesar de ser possível obter Vitamina D por meio da alimentação e suplementação com orientação médica, a luz solar continua sendo a principal fonte para a metabolização de Vitamina D.

A grande preocupação entre os médicos e nutricionistas é que nossa cautela com a superexposição aos raios solares nos fez excessivos com relação ao uso de filtros solares, impedindo o corpo de produzir a Vitamina D necessária. Mais pessoas estão também passando mais tempo em lugares fechados, e o aumento da obesidade mostra como a sociedade tornou-se mais sedentária ao longo do tempo.


Por isso, caminhe pelo lado mais ensolarado da rua, pratique exercícios ao ar livre, passeie na praia e no parque, ainda que o dia esteja nublado. Exponha-se ao SOL!


É importante mencionar que, apesar da maior incidência solar durante o Verão, o Brasil possui um grande privilégio em sua posição em relação ao Sol (ou a Linha do Equador), de modo que, na maioria dos Estados, é possível usufruir de seus benefícios durante todo o ano. Além disso, os raios UVB, principal fonte de Vitamina D, ultrapassam as nuvens e chegam a Terra mesmo em dias nublados.


Mas qual o tempo necessário de exposição solar para o organismo metabolize a Vitamina D? Isso varia de acordo com a cor da pele: quanto mais clara a pessoa, menos tempo ela precisa ficar ao sol; quanto mais escura a pele, mais tempo.

O endocrinologista e pesquisador norte-americano Michael Holick, considerado um dos maiores especialistas do mundo em Vitamina D, explica que o tempo necessário também varia segundo a hora do dia, a estação do ano e a localização da cidade no globo terrestre. No entanto, alguns critérios podem ser considerados universais. Segundo ele, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao Sol, sem nenhuma proteção solar, com os braços, pernas, abdomem e costas expostos, mas com o rosto sempre protegido.

Holick explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada, mas depois desses minutos de exposição ao sol sem proteção, o pesquisador alerta que o uso de filtro é essencial.

O especialista também diz que o melhor horário para que haja sintetização da Vitamina D pelo organismo é das dez horas da manhã até as três horas da tarde, por causa do ângulo de incidência dos raios solares.


O horário de maior absorção da Vitamina D é justamente o que os dermatologistas apontam como o mais perigoso para a pele, cuja exposição excessiva pode causar envelhecimento e câncer de pele. Por isso é tão importante que, passado o período indicado para metabolização da Vitamina D, a pele seja protegida da exposição solar.


DICAS PARA PROTEGER SUA PELE DA RADIAÇÃO SOLAR


- Use Protetor Solar diariamente - mesmo em dias nublados ou chuvosos -, com fator mínimo adequado ao seu tipo de pele;

- A face é a parte do corpo mais exposta ao Sol, proteja-a sempre;

- Reaplique o filtro solar a cada 2 horas e após transpirar muito ou sair da água;

- Use chapéu e guarda-sol quando for à praia. Ainda assim, use filtro solar, pois parte da radiação ultravioleta reflete-se na areia e atinge sua pele;

- Evite exposição ao Sol no período entre 10 e 16 horas (mantenha-se exposto nesses horários sem proteção somente o tempo suficiente para metabolizar a Vitamina D).




E para celebrar o início do Verão, comemorar o Natal e incentivar a exposição solar, serão sorteados dois Kits da ANASOL® aqui no BLOG EMparaLeigos:



Para participar, basta preecher o FORMULÁRIO com as informações necessárias e torcer!

O resultado do sorteio será divulgado no dia 30 de dezembro de 2014.




FONTES: Livin Like You

Portal EBC


PUBLICIDADE E AGRADECIMENTO: DaHuer - ANASOL



Gostou deste post? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail.

Posts Destacados 
Posts Recentes
Procure por Tags