AFINAL, O QUE É A ESCLEROSE MÚLTIPLA?

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória e desmielinizante que afeta mais mulheres do que homens, sendo comumente diagnosticada entre os 20 e 40 anos, podendo desenvolver-se em qualquer idade.


Trata-se de uma doença crônica e autoimune, que compromete a bainha de mielina, cobertura protetora que envolve as células nervosas. Quando esse revestimento protetor é danificado, os impulsos nervosos diminuem ou são interrompidos.

O dano ao nervo é causado pela inflamação, que ocorre quando as células autoimunes do corpo atacam o sistema nervoso. Episódios repetidos de inflamação podem ocorrer em qualquer área do cérebro, nervo óptico ou da medula espinhal.



A doença se caracteriza por um acometimento em diferentes partes do cérebro e da medula espinhal, em diferentes momentos, recebendo a denominação de disseminação no tempo e no espaço, condição pela qual se estabelece o diagnóstico definitivo. Os sinais e sintomas não podem ser explicados por uma única lesão e o seu curso clínico é caracterizado mais frequentemente por surtos, seguidos de períodos de remissões.


Na situação de surto, o paciente é tratado com corticoides para diminuir a inflamação. E, normalmente, são prescritos medicamentos imunomoduladores para o controle do sistema imunológico, que são distribuídos pelo Governo, estando incluídos na lista dos denominados medicamentos de alto custo.


Não é uma doença fatal e muitos pacientes levam uma vida normal. Porém a presença de novos e a somatória de antigos sintomas, além da evolução incerta, pode interferir de várias maneiras na vida do paciente.


Os pesquisadores não sabem ao certo o que desencadeia a Esclerose Múltipla. As teorias mais comuns apontam para um vírus ou defeito genético, ou para uma combinação de ambos. Os estudos geográficos indicam que pode haver um fator ambiental envolvido.



FONTES: Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO

Albert Einstein - Em Dia com a Saúde

Minha Vida


Gostou deste post? Envie um e-mail com o seu comentário.

Posts Destacados 
Posts Recentes
Procure por Tags