O que é Esclerose Múltipla?

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória e autoimune que ataca o Sistema Nervoso Central (SNC). Ela atinge o cérebro, a medula espinhal e os nervos ópticos.

 

O SNC é composto por neurônios que transportam informações do cérebro para o resto do corpo. Os neurônios são compostos por um corpo celular e uma extensão, o axônio, que é rodeado por uma "capa protetora" denominada bainha de mielina. Esta bainha visa nutrir e proteger o neurônio e permitir a condução rápida de informações.

 

Na Esclerose Múltipla, a bainha de mielina é o alvo!

Ocorre um processo inflamatório que ataca este invólucro, provocando a desmielinização, que causa perturbações ou, até mesmo, o impedimento na condução da informação que sai do cérebro para diferentes partes do corpo, o que explica os sinais da doença.

 

Os sintomas são imprevisíveis e, muitas vezes, invisíveis: fadiga extrema, problemas de concentração, perturbações sensoriais, problemas de equilíbrio e na marcha, por exemplo.

 

Não há cura para a doença, os tratamentos tentam apenas retardar a progressão da Esclerose Múltipla e seus sintomas.

 

No Brasil, cerca de 35 mil pessoas têm Esclerose Múltipla, mas, apesar disso, é uma doença pouco divulgada por aqui. No mundo são cerca de 2,5 milhões de pacientes de Esclerose Múltipla, sendo que de 4 pacientes, 3 são mulheres.

A idade média das pessoas diagnosticadas é de 25 a 35 anos. 

 

Para saber mais, confira os Posts do Blog EMparaLeigos!